sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quase um stop motion

Foi o que montei com as fotos que tirei na última viagem para Itanhaém. Um Stop Motion, que pode ser traduzido como “movimento parado”, é uma técnica que utiliza uma seqüência de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, para dar a ideia de movimento.

Do ponto de vista científico, o Stop Motion é compreendido como uma movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana.  Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que alguma coisa se move continuamente quando em um segundo passam mais de 12 quadros (fotos ou desenhos). Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica. Ela é usada tanto em desenhos animados quanto em filmes com atores reais.

Já fiz alguns stop motions com desenhos (toscos) e fotos, mas queria muito pegar o nascer e o pôr do sol para fazer um. Assim aconteceu no dia 24 de janeiro deste ano. Acordei bem cedinho (coisa rara atualmente), às 6 horas, olhei pela janela e vi o céu cor-de-rosa. Disse comigo mesma, é hoje! Sim, há muito tempo estou esperando para ver o sol subindo no horizonte do mar. Embora sempre fique alguns dias na praia, a maioria deles tem amanhecido nublado.

Peguei correndo meus apetrechos, câmera, tripé, relógio, óculos, óculos de sol, boné e lá fui correndo. Montei o meu tripé, posicionei a câmera e fui clicando em intervalos razoavelmente regulares. Isto porque mesmo com a praia quase deserta a gente ainda se distrai. É um bicho que voa, outro que se aproxima da água, um pescador que lança a linha ao mar. Com estes movimentos, a onda indo e vindo e o céu mudando de cor rapidamente a gente até esquece de marcar o tempo. Para o filme de animação o tempo não é importante, mas sim o movimento do objeto. No entanto em se tratando de um movimento do sol é difícil identificar exatamente o quanto ele se deslocou (na verdade a terra) rss. Então pensei em manter um intervalo fixo entre os clicks, mas não consegui.

Bem, fiquei clicando cerca de uma hora uma seqüência de fotos. Comecei às 6:25:07 e fui até às 7:25:38 para registrar a subida do sol. Foram 107 fotos. Isto foi muito pouco para um verdadeiro stop motion. Outro ponto não atingido foi o número de quadros por segundo, que foi de um, mas deveria ter sido pelo menos 15. Desta maneira meu stop motion está meio lento, sem falar no movimento do mar não sequenciado, uma vez que o grande intervalo entre as fotos impossibilitou uma sincronização.

Apesar disso foi demais ver este amanhecer e tirar estas fotos.




Nenhum comentário: